Recesso
Informamos aos nossos leitores que o boletim UFRJ Plural, produzido pela Agência UFRJ de Notícias, publica sua última edição deste ano. Devido ao recesso de Natal e Ano-Novo, e às férias estudantis de janeiro, só voltaremos a publicar a próxima edição no início do ano letivo.
Aproveitamos o ensejo para agradecer aos professores e pesquisadores que contribuíram com seus conhecimentos e estudos para a edição desses quatro primeiros números. Agradecemos também à dedicação da equipe da Agência UFRJ de Notícias e aos profissionais da Coordenadoria de Comunicação (CoordCom), que acreditaram e apostaram nesse novo projeto.
Desejamos a todos vocês e a nossos leitores um feliz Natal e um novo ano repleto de paz, saúde, esperança e alegria.
Geralda Alves
Editora
O Rio de Janeiro sobreviverá sem os royalties do petróleo?
Foto: William Santos
A possibilidade de perder volumosos recursos derivados dos royalties do petróleo tirou o sono dos governadores dos estados produtores. O veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de redistribuição de recursos de contratos já assinados para a exploração do pré-sal impediu que o Rio perdesse R$ 100 bilhões, segundo dados oficiais.
Como há uma previsão de que as reservas de petróleo acabem em 50 anos, o Rio deve começar a pensar estratégias de diversificação do seu parque produtivo, na avaliação do economista Mauro Osório, professor da graduação e do mestrado na Faculdade de Direito da UFRJ. "Precisamos começar a diversificar agora, quando ainda vivemos a era do petróleo", sentencia.
Manchetes
- Entrevista - O Rio de Janeiro sobreviverá sem os royalties do petróleo?
- Pesquisa - Estudo investiga relação entre rituais de beleza e mercado de trabalho
- Saúde e bem-estar - Pesquisa revela que exercício físico melhora atividade do cérebro
- Em pauta - Política Migratória e suas questões
- Programa de Baixo Carbono busca monitorar a taxa de gases poluentes emitidos
- Agenda - "Portinari: Arte e Meio Ambiente"
- Notícias da semana - Escola de Música lança projeto virtual