O gigante acordou: chegou a hora de mudar o Brasil
Uma série de manifestações tomou as ruas do Brasil no mês de junho. As passeatas, que começaram em São Paulo e Rio de Janeiro, exigindo a revogação do aumento das tarifas do transporte público, tomaram proporções gigantescas e se alastraram por todo o país, colocando em pauta uma série de outras reivindicações, desde a melhoria dos serviços públicos, como saúde e educação, até o fim da corrupção.
Para Janice Caiafa, professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, o fato de o estopim ter sido a questão dos transportes foi muito interessante, pois esse tema tão crucial evocou outros. Ela ressaltou a vitória do movimento com a sustação dos aumentos e frisou que, mesmo que tudo parecesse adormecido, a população estava muito atenta à série de absurdos que vinham ocorrendo, além do descaso com os serviços públicos.
Informe
Comunicamos a nossos leitores que esta é a última edição deste semestre. No mês de julho, o boletim UFRJ Plural entrará em recesso devido às férias acadêmicas e aos feriados da “Jornada Mundial da Juventude”. Tão logo se iniciem as aulas, voltaremos com nossa publicação.
Boas férias.
Geralda Alves
Editora
Manchetes
- Pesquisa - Combate à dengue na Maré
- Saúde e bem-estar - OMS traz debate sobre desnutrição e obesidade infantil
- Em pauta - O gigante acordou: chegou a hora de mudar o Brasil
- Urbanização e sustentabilidade - Transportes sustentáveis começam a ser adotados no Brasil
- Agenda - UFRJ oferece fóruns de discussão científica sobre Astronomia
- Notícias da semana - Campus da Praia Vermelha revive dias de arena do debate político