Edição 002 15/11 a 29/11 de 2012
São oito da manhã de uma quinta-feira de sol, quando um grupo de aproximadamente 15 pessoas se reúne no espaço conhecido como Campinho, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. São homens e mulheres da terceira idade que vieram se exercitar. Eles chegam ao local com disposição e uma grande dose de bom humor. "Se soubesse que iriam tirar fotos, teria vindo com uma roupa melhorzinha!", brinca Dona Edir. Com as orientações do professor Jailton Thulher, durante uma hora eles se alongam, caminham e tonificam os músculos.
O grupo faz parte do projeto Gerações em Movimento, que busca promover atividades físicas para diversas faixas etárias usando o espaço disponível no campus da Praia Vermelha. Dentro dele, foi criado, então, o projeto Equilíbrio e Movimento, o Pequim, voltado especialmente para a terceira idade e que oferece, ao longo da semana, aulas gratuitas de dança e de exercícios físicos orientados.
"Nosso objetivo é reduzir o risco de quedas e melhorar o equilíbrio dos alunos, além de fazer com que eles passem a ter mais controle sobre seus próprios corpos", explica o coordenador do projeto, Jailton Thulher. Para isso, além dos exercícios, é realizada, periodicamente, uma série de testes de avaliação para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Dona Renilda, de 70 anos, que descobriu as aulas através de uma vizinha, garante que já sentiu os efeitos da atividade. "Como tenho problemas com os joelhos, antes de participar do projeto tinha dificuldades para andar e mancava muito. Hoje, tenho mais disposição no dia a dia e consigo andar com mais facilidade", conta.
A iniciativa, além de fazer diferença na parte física dos alunos, também influencia o lado psicológico. "Quando chegam aqui, alguns deles estão desanimados com a vida ou até mesmo com quadros de depressão", afirma Jailton. Segundo ele, quando observa algum caso desse tipo, procura buscar ajuda, como, por exemplo, do Instituto de Psicologia da UFRJ. Porém, apenas de se olhar para o grupo é possível perceber que as aulas já são um grande estímulo para os idosos. Durante toda a atividade, eles brincam uns com os outros e dão risada. "Adoro vir aqui. Me divirto muito nas aulas, principalmente nas de dança", diz Dona Renilda.
Iniciado no fim de 2011, apenas agora o projeto começa a tomar forma. O número de alunos aumentou e as turmas têm por volta de 15 a 25 participantes. "Começamos chamando algumas senhoras que vinham até o Campinho trazer seus netos para o treino de futebol e ficavam o tempo todo sentadas, ociosas", explica o professor Jailton. "A partir daí a divulgação ficou mais por conta do boca a boca e de alguns fôlderes que distribuímos. Hoje, o grupo está crescendo", afirma.
Os interessados em participar podem se informar pelo e-mail do projeto (pequim@eefd.ufrj.br) ou pelo telefone 2275-5939. As aulas acontecem sempre na parte da manhã, todos os dias da semana, com atividades variadas. O campus da Praia Vermelha fica na Avenida Pasteur, 250, Urca.